TRAVESSIA DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA - 13 DIAS

Apresentação:

Chapada Diamantina - Vista aérea
(Foto: Rui Rezende)
Este roteiro é junção de diversas trilhas e travessias da Chapada Diamantina, é a maior travessia do país, pela diversidade poderíamos acrescentar facilmente mais 10 dias de roteiro, levando 23 dias para ser percorrido(consulte-nos).
Passaremos pelas principais cidades e vilas da Chapada Diamantina, conhecendo sua cultura e costumes, Atravessando de norte a sul um dos parques nacionais mais bonitos do mundo, conhecendo o Vale do Pati, a cachoeira da Fumaça e algumas áreas remotas, abaixo segue um descritivo dia a dia deste roteiro.
Sem dúvida uma experiência única de vida!

Detalhes:

Origem: Lençóis
Destino: Vale do Capão, Vale do Pati, Andaraí, Igatu, Mucugê e Ibicoara
Grau de dificuldade: Difícil.
Aproximadamente: 146 KM
Pacote Inclui: Guia especializado, alimentação completa, hospedagem( 6 noites em Pousada), equipamento de cozinha, carro de apoio durante todo o trekking.

Programação:

Vista aérea das Águas Claras e Morrão.Foto: Rui Rezende
1º dia: Lençóis, Águas Claras.

A trilha inicia em Lençóis, começando com uma forte subida pela serra do Grisante, após 1:00 de subida paramos na Cachoeira do grisante pra refrescar em sua águas.1 hora depois chegaremos ao vale do Ribeirão e desceremos o vale em direção ao Morrão(1.318 mts), são aproximadamente 18 km de caminhada até a paradisíaca cachoeira das Águas Claras, um oásis no meio do gerais, uma das vistas mais belas da Chapada Diamantina. Noite jantar!

Pernoite: Em acampamento
Refeições: Lanche de trilha/ Jantar.
Duração da caminhada: 6 a 7 horas de caminhada
Rigor: Moderado
Aproximadamente: 16 Km

Morrão - Foto: Rui Rezende
2º dia: Águas Claras, Morrão, Vale do Capão

No segundo dia da trip subiremos o imponente Morrão (1.318 mts), um dos símbolos da Chapada.
São cerca de 1:30 hora de escalaminhada fácil, visitaremos os 2 cumes do morro e desceremos de volta para o Vale do Capão, por uma trilha de aproximadamente 3 horas.

Pernoite: Em Pousada
Refeições: Café da Manhã/ Lanche de trilha.
Duração da caminhada: 5 horas de caminhada
Rigor: Fácil
Aproximadamente: 12 Km
3º dia: Vale do Capão, Cachoeira da Fumaça, Vale do Capão.

Após o café da manhã, partiremos para a cachoeira da Fumaça com 380 metros de altura. A trilha é bem marcada, tendo dificuldade apenas no início com cerca de 40 minutos de subida, após a subida a trilha segue plana pelo gerias da Fumaça, mais 1:30 de caminhada e chegamos ao topo d Cachoeira da Fumaça, que tem este nome pelo vento que joga a água da cachoeira pra cima. A volta são mais 2 horas pelo mesmo caminho da ida.

Pernoite: Em Pousada
Refeições: Café da Manhã/Lanche de trilha.
Duração da caminhada: 4 horas de caminhada
Rigor: Fácil
Aproximadamente: 12 Km

Gerais do Rio Preto - Foto: Vicente Sampaio
4º dia: Vale do Capão, gerais dos Vieiras, Gerais do Rio Preto, Vale do Pati (Igrejinha).

Esta trilha começa no Vale do Capão, com uma subida com cerda de 1:00 hora teremos uma bela vista para o Vale do Capão, após vencer a subida chegaremos no córrego das galinhas, onde faremos uma breve parada pra abastecer os cantis, e seguimos pelo Gerais dos Vieiras até o rancho de um antigo vaqueiro onde existe uma pequena cachoeira com um poço, lá faremos uma parada para banho e  lanche, depois de um descanso subiremos cerca de apenas 15 minutos até o Gerais do Rio Preto, onde caminharemos até o mirante da Rampa com vista para o Vale do Capão, após o mirante teremos uma trilha com cerca 40 minutos até a Igrejinha, onde passaremos a noite.

Pernoite: Em casa de nativos
Refeições: Café da Manhã/Lanche de trilha/ Jantar.
Duração da caminhada: 6 a 7 horas de caminhada.
Rigor: Moderado
Aproximadamente 21 KM

Cachoeira dos Funis(parte baixa) - Foto: Dmitri de Igatu
5º dia: Igrejinha, Castelo, Cachoeira dos Funis, Igrejinha

Neste dia subiremos uma trilha sob sombra para o morro do Castelo (1.470 metros de altitude), faremos a travessia da gruta do Castelo e  teremos uma maravilhosa vista para o vale do Pati de Baixo e vale do Calixto, voltaremos pela mesma trilha e depois desceremos ao leito do Rio Pati par um maravilhoso banho na cachoeira do Funis, um espetáculo da natureza! Apenas 25 minutos e voltaremos ao acampamento base (Igrejinha)

- Pernoite em casa de nativos
- Rigor: Moderado

Cachoeirão por Cima - Foto: Dmitri de Igatu
6º dia: Igrejinha, Cachoeirão por cima, Prefeitura

Após um café da manhã , seguiremos rumo ao Gerais do Rio Preto, onde teremos uma maravilhosa caminhada ao topo do cachoeirão, um abismo com 280 metros de altura e dependendo da época se formam mais de 20 cachoeiras, a volta descemo a fenda para a prefeitura onde pernoitaremos.

- Pernoite em casa de nativos
- Distância: 14 KM
- Duração da caminhada: 6 a 7 horas de caminhada.
- Rigor: Moderado/Difícil

Vale do Pati - foto: Rui Rezende
7º dia: Prefeitura,Serra do Ramalho, Andaraí

Neste dia após o café da manhã, seguimos cerca de 2 horas por mata fechada aé o início da subida da ladeira do império, o maior desafio da nossa aventura, após 1:30 horas de subida, seremos recompensado pela vista do Império para o vale do Pati, após o mirante passaremos pelo assento da rampa e daí em diante é só descida, com destaque para vista para o Marimbus (o pantanal da Chapada) e para entrada do cânion da cachoeira do Ramalho, a trilha passa por diversas áreas de garimpos até chegar na cidade histórica de Andaraí.
- Distância: 22 KM
- Duração da caminhada: 7 a 8 horas de caminhada.
- Rigor: Difícil
_____________________________________________________________________________________________________

Igatu - Foto: Dmitri de Igatu
8º dia: Andaraí, Cachoeira do Califórnia, Ruínas de Igatu, Igatu

Saindo de Andaraí, seguiremos rumo a Igatu, por uma trilha antiga, passando pela estrada real que ligava a Chapada Norte a Minas Gerais.
São cerca de 4,5 km de trilhas com muitas subidas, passando pela maravilhosa cachoeira do Califórnia, apenas 30 minutos de caminhada de Igatu, no caminho passaremos pelas ruínas do antigo bairro Luís dos Santos e pelo museu e galeria de arte de Igatu.Um dia de história e pouca caminhada pra relaxar. Noite livre.

- Distância:4,5 KM

Cachoeira dos Cristais -  Foto: Rui Rezende
9º dia: Igatu, 3 Barras, Cristais, Mucugê

Após o café da manhã, nosso carro de apoio fará um transfer até o início da trilha para a cachoeira das 3 barras. São cerca de 2:00 horas de caminhada, descendo a serra, cruzando o rio Piaba, e subindo o cânions até a cachoeira das 3 barras, depois subiremos o cânion do rio Piaba cerca de 50 minutos até a cachoeira dos Cristais, com aproximadamente 150 metros de altura, fica localizado no fim de um cânion
entre grandes paredes de formação sedimentares. Depois seguiremos de volta ao início da trilha onde nosso carro de apoio fará um novo transfer para Mucugê.
- Distância: 14 KM
- Duração da caminhada: 5 horas de caminhada.
- Rigor: Fácil/ Moderado
Buracão - Foto: Rodrigo Galvão

10º dia:Mucugê, Buracão, Ibicoara.

Após ao café da manhã faremos uma rápida visita ao cemitério Bizantino, e seguiremos rumo a Ibicoara, distante 80 KM de Mucugê, após Ibicoara, seguiremos mais 30 KM de estrada de barro até a entrada do parque municipal do Buracão. Após deixar o carro, a trilha segue paralela ao rio espalhado, são aproximadamente 1:00 hora de caminhada até a cachoeira do Recanto Verde, após isso precisaremos pôr os coletes salva-vidas para seguir mais 2 minutos entre o apertado cânion do Buracão, uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. A trilha de volta passa por um mirante com vista para o Buracão por cima e a cachoeira da orquídea. Na volta seguiremos mais 30 Km até Ibicoara, noite livre.
- Distância: 6,5 KM
Cânion da Fumacinha - Foto: Rui Rezende
11º dia:Ibicoara, Campo Alegre, Cachoeira da Fumacinha por cima, Toca do Vaqueiro.

Após o café da manhã na pousada em Ibicoara, seguiremos rumo ao povoado de Campo Alegre em Cascavel. O primeiro dia a trilha é bem leve e contemplativa, sempre caminhando por campos gerais e caminhos quase planos, são cerca de 2:00 de caminhada até o rio Riachão onde chegaremos a impressionante vista do cânion da Fumacinha. Após a uma longa parada para banho e lanche, seguiremos rumo ao norte para a toca do Vaqueiro, local de acampamento. Uma das tocas mais belas e estruturadas da Chapada Diamantina.

- Distância: 7 KM
Gerais do Mochobongo - Foto: Rui Rezende
12º dia:Toca do Vaqueiro, Gerais do Machambongo, Rio Mucugê (tocas).
Um dia sem trilhas! Após o café da manhã, sairemos da toca do Vaqueiro atravessando o Rio Riachão e seguindo sem trilhas pelo gerais do Mochobongo em direção ao norte. Este trecho é totalmente inóspito, sem caminhos, sem interferências humanas, com possibilidade de avistar animais selvagens, muito comum na área. Após 5 horas de travessia chegaremos a nascente do Rio Mucugê onde começa um trecho mais fechado pela vegetação, agora começaremos a descer até as margens do rio Mucugê onde passaremos nossa 2º noite na toca do Maluquete, na beira do rio!

- Distância: 20 KM
- Duração da caminhada: 7 a 8 horas de caminhada.
- Rigor: Moderado/ Difícil

13º dia: Rio Mucugê, Cachoeira da Matinha, Mucugê.

Logo cedo, após o café da manhã, seguiremos caminhando pelo leito do Rio Mucugê,  até chegar a maravilhosa cachoeira da Matinha, depois de um maravilhoso banho e lanche, seguiremos descendo o rio, cruzando sempre de uma margem pra outra até sair numa antiga trilha onde seguiremos cerca de 2:30 até a cidade histórica de Mucugê, o ponto final de nosso trekking.

- Distância: 8 KM
- Duração da caminhada: 3 horas de caminhada.
- Rigor: Moderado

Incluso no roteiro:
  • Guia especializado
  • Hospedagem 7 noites em pousada, 3 noites em casa de nativos(Vale do Pati), 3 noites em acampamento selvagem.
  • Alimentação completa durante todo trekking ( Lanche, Café da Manhã e Jantar)
  • Kit Primeiro socorros
  • Equipamentos de cozinha ( Fogareiros, talheres, pratos, copos e  panelas)
  • Transfer de Mucugê para o início da trilha
  • Seguro de viagem (opcional -Consulte-nos)
  • Transporte de apoio durante todo o roteiro.

Não incluso no roteiro:
  • Pessoal / guia gratificações
  • Equipamento pessoal
  • Barraca/ Saco de dormir/ Isolante
  • Evacuação médica
  • Carregadores
  • Hotéis e refeições, após o termino do trekking

REFEIÇÕES: O que esperar?

Toda a nossas caminhadas e trekking incluem uma diversidade de pratos saborosos cheio de carboidratos, proteínas e gorduras.
    Levamos alimentos que viajam bem no calor - arroz, massas, lentilha, feijão, cuscuz, carnes secas embaladas, carnes congeladas(primeira pernoite),pães, aveia, granola especiarias, ervas, óleos, queijos, manteiga, salames, açúcar, frutas e vegetais (frescas e secas).
    Além disso, nós fornecemos-lhe com uma variedade de refeições.
     durantes os dias de caminhada.
    Dividimos nossa aliemntação em 3 partes, Lanches de trilha, Jantar e café da manhã.

O que servimos nos Lanches?
    Pães, saladas(alface, rúcula, cenoura e betarraba ralada, pepino), queijos, salames, manteiga, requeijão cremoso, biscoitos, azeitonas, amendoins, bananas passas, sucos
    e etc...
    O que servimos no Jantar?
    Frango com legumes, Strogonoffe, Carnes Assadas, Lasanhas, Arroz temperado, Macarronadas(diversos molhos), Picanha suína, farofas, Feijão fradinho, Abobora com quiabo e etc...

Sobremessas como Mousse de Maracujá, Brigadeiros, Goiabada com creme de Leite e chocolates diversos.
    O que servimos no Café da manhã?Café, frutas frescas( Maça, banana, Abacaxi, Goiaba, Tangerina, Morango e etc), pães, queijo, Nutella, ovos, cuscus, beiju(Tapioca),geléias diversas, leite, achocolatados, chás(diversos) e etc.

Nós regularmente podemos acomodar dietas vegan, vegetarianas, sem glúten e fazer ajustes para alergias alimentares.

Observações Gerais:

Alterações

Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.

Segurança

Mesmo com todas as precauções e cuidado durante o roteiro as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco.

Formas de pagamento: 50% depósito bancário  reserva e 50% no check out.

Política de Cancelamentos:

até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
    entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
    entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
    a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

Saiba mais sobre este roteiro, envie sua mensagem